No dia 01/10/2018, foi desativada a versão 3.10 da NFC-e, pode estar causando a rejeição mesmo que não ocorria na versão 3.10, peço para que verifique se o Token e o idToken estão corretos na Sefaz, caso tenha dúvida do link acesse o post.

 

É uma rejeição que envolve as dados informados nos campos “TokenNFCe” e “IDTokenNFCe”, sendo que o TokenNFCe é o CSC (Código de Segurança do Contribuinte) e o IDTokenNFCe é o identificador desse código de segurança.

 

A SEFAZ de cada UF disponibiliza um Token (CSC) e o ID referente à esse mesmo Token.
Cada CNPJ deve possuir no mínimo dois Tokens, sendo um para o ambiente de Homologação e um para Produção, podendo variar de acordo com a UF.

 

Para corrigir a Rejeição 464, verifique todos os seguintes pontos:

 

  • Se o Token para Homologação está configurado, veja se está enviando para o ambiente também está em homologação e vice-versa;
  • Configurar Token exatamente igual ao disponibilizado no portal da SEFAZ. Incluir traços, quando existir;
  • Se o Token foi configurado apenas copiando e colando, tente digitar ele no campo determinado. E se ele foi configurado digitando, tente copiar do portal da SEFAZ e colocar no campo determinado;
  • Confirme se os dados do Token e IDToken configurados estão exatamente iguais aos disponibilizados pela SEFAZ, no portal;
  • Confirme se o IDToken possui 6 dígitos. Exemplo: No caso de ID 1, o valor configurado deve ser 000001;
  • Verifique se os dados não foram configurados nos campos invertidos. Por exemplo, verifique se o Token não está configurado no campo IDTokenNFCe e vice-versa;
  • Em alguns casos, caracteres especiais como o "&" (e comercial), pode apresentar essa rejeição, porém, depende do tratamento que a SEFAZ realiza;
  • Se nenhum dos passos anteriores resolveram o problema, tente revogar o Token (CSC) e gerar um novo;

 

Se todos os processos acima foram realizados e o erro ainda persiste, entre em contato com o escritório de contabilidade do cliente e confirme todos os dados. 

Se mesmo assim o erro persistir, existe a possibilidade de que a SEFAZ esteja retornando a rejeição incorreta. Por exemplo, o XML está com uma falha de esquema, mas a validação da SEFAZ retorna que o Hash do QR Code difere do calculado.

 

Esses casos são raros, mas podem existir. Caso chegue a esse ponto, a melhor medida, é entrar em contato com a própria SEFAZ e verificar qual a ocorrência.